Palavra do Dia por Priberam

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Um carro fiat uno passou acelerado pela rua!

Um carro fiat uno passou acelerado pela rua!

São pessoas querendo partir o mundo. Pegando-lhe a maior parte sempre quando possível. Mal surte a pequena felicidade e a querem. Mas quando vão ao encontro dela para possui-la caem num estrondoso tédio. Como são infelizes. Realmente o são por falta de qualificação. Em que tempo já se percebeu que todos que se dizem homens já conseguiram a felicidade plena livre de sofrimentos? Em tempo nenhum. Dizem que está tudo certo e tudo bem, mas sabemos que não é assim. Repelem-nos quando dizemos verdades, pois inconscientemente dizemos: não há esperança. E muitos não querem crer em tal negação.

Esperança é esperar, esperar algo, que está no futuro. Ora, quem vive de esperança não vive e sim se ausenta ao seu tempo a espera de um melhor. Mas veja, um douto me disse que o tempo em-si não existe, o que existe é o movimento, e o movimento só é perceptível ao agora, ao presente; ao passado só é possível representar, como um belo casal que reproduz Romeu e Julieta, não o reproduzem na perfeição em que se criou. E o futuro? Pobre coitado, nem foi movimentado, vive de especulações.

Disseram-me que não estou bem, que minhas férias me fizeram mal. Se isto ocorreu, não sei. Mas sei que ela me fez desvalorizar mais a pobreza eterna do homem: a ignorância petrificada. Esta que vem com os homens e dele não sai por vontade do próprio homem. Como seriam tristes se soubessem da verdade. *[Mas qual verdade?]

Escrito em meados de 06/08/2009

* post scriptum na data dessa publicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitores:

Pesquisar este blog